Ainda não tinha comentado aqui, mas eu sou doida pelo Natal. Quando era pequena começava em Agosto a contar os dias que faltavam para chegarmos a 25 de Dezembro. O meu maior desejo nessa altura era hibernar e só acordar no dia de Natal.
Não sei explicar o porquê de tamanha fascinação, mas na verdade aquele era para mim o dia mais feliz do ano. Sempre gostei mais do dia 25 do que da noite de 24, se bem que na noite de Consoada é que estávamos com mais gente – avós maternos, tios e primos – e no dia 25 estávamos em nossa casa com os meus avós paternos. Quando chegávamos a casa na noite de 24, cada uma de nós deixava o sapatinho ao pé da lareira, o da minha irmã mais velha à direita, o meu no meio e o da mais nova à esquerda. No dia seguinte a primeira a acordar entre mim e a minha irmã mais nova acordava a outra (aliás, na maior parte do Inverno nós dormíamos juntas, por isso acordávamos ao mesmo tempo). Íamos a correr lá para baixo e lá estavam as nossas prendas. Eu nunca percebia como é que as prendas iam lá parar. Já me tinham dito que o Pai Natal não existia, mas eu via que vínhamos todos para cima dormir e que no dia seguinte, como que por magia, havia presentes ao pé da lareira.
Depois passávamos o dia a brincar com os nossos brinquedos novos. Quando o dia começava a escurecer eu já começava a sentir uma certa nostalgia. No dia 26 continuávamos a ter os brinquedos e eles continuavam novos, mas já não havia a mesma magia…

Agora em adulta já não ponho o sapatinho em sítio nenhum, até porque não tenho lareira em minha casa, mas continua o mesmo fascínio pela época Natalícia. Adoro as luzes, as músicas, enfeitar a árvore de Natal e a casa, comprar os presentes, estar com a minha família que depois de casada se tornou maior, primeiro porque ganhei sogros, cunhada, novos tios, primos e sobrinhos e porque este ano ganhei uma filha linda, maravilhosa, boneca, uma autêntica princesa. Natal com uma filha! Nem acredito! Vai voltar aquela magia infantil outra vez. Espero que ela venha a gostar tanto desta época como eu. Suspeito que sim, porque hoje enquanto tentava fazer muffins de laranja, a banda sonora já era de Natal e ela estava super calminha a ouvir 🙂

Bom, tenho de começar a pensar nas prendinhas 🙂

Xoxo