Este foi o ponto de partida do desafio.
Uma sala com 20 anos, móveis escuros e onde ninguém naquela casa se identificava. O objectivo era transformar a sala, gastando pouco e usando os móveis que já lá estavam.
Os sofás raramente eram usados, ao contrário das cadeiras da mesa de jantar, apesar de não serem muito confortáveis.
1º Passo: trocar os sofás para o lugar da mesa e vice-versa. Convém dizer que através daquela janela se vê uma piscina e, portanto, tem-se uma vista simpática.
2º Passo: acrescentar um tapete para quebrar o frio do chão e umas almofadas nos sofás.
3º Passo: para manter os móveis, a melhor maneira de os actualizar foi através da pintura.
Pintámos cadeiras, mesa de jantar e várias mesas de apoio (nomeadamente a redonda que se vê no meio das poltronas nesta foto).
As tintas usadas foram da CIN (Cinacryl)
Na sala usámos apenas o Verde Aurora, Azul Fiorde e também muito Branco. Primeiro usámos um primário também da CIN (Aqua Primer, serve para várias superfícies e é óptimo).
As cores usadas são bastante clarinhas, numa primeira visualização quase parecem branco.
Duas fotos do durante:
E o resultado final:
Nesta mesa decidi pintar o tampo de azul, porque achei que a mesa toda branca e exactamente da mesma cor das cadeiras iria criar uma mancha branca demasiado grande.
Infelizmente como as fotos não são grande coisa, não fazem justiça ao aspecto final.
Relativamente às cadeiras, eu queria também mudar-lhes o estofo. Não é de todo impossível, mas não tive tempo, nem material suficiente para o fazer.
Esta mesa também está pintada com o Azul Fiorde. Acho que ficou amorosa, mil vezes mais gira do que anteriormente.
O tapete e as almofadas são do Ikea. Os quadros foram pintados por mim (não podiam ser mais fáceis de fazer, mas se alguém quiser eu depois explico).
Não tenho fotos do antes, mas pintámos também estas duas mesas de apoio de Verde Aurora:
E ainda mais esta e o candeeiro:
O candeeiro foi pintado com spray e mudámos o abajur.
Ainda muito mais foi feito, mas como o post já está meio longo vou deixar para mostrar na próxima vez.
Para mim, o fundamental deste post e dos próximos sobre este projecto é mostrar que, com imaginação, não é preciso gastar muito dinheiro para melhorarmos o que já temos. E é essa a minha filosofia de decoração. São poucas as pessoas que têm dinheiro ou disponibilidade para, de um dia para o outro, trocarem tudo o que têm em casa.
Se alguém precisar da minha ajuda é só contactarem-me para o mail do blog (shoppingandtelling@gmail.com), que eu respondo. Se quiserem algo mais complexo, ou que eu visite a casa, também disponibilizo esse serviço.
Espero que tenham gostado e que continuem a acompanhar.