Ao final de seis anos terminei uma remodelação. É mesmo pôr em prática o lema de “Uma casa não se decora toda de uma só vez”. Não há tempo, não há orçamento. Seis anos talvez seja demasiado tempo, mas é uma casa que normalmente só venho no verão e para fazer férias, por isso também não há disponibilidade para me pôr a modificar móveis. Foi agora, neste período estranho e difícil que vivemos, que surgiu essa oportunidade.
A estrela principal desta remodelação foi o móvel da sala que tem de medidas 2,15m*2,15m*0,42m. Um menino bem grande, portanto. Sozinho ocupa quase uma parede e é um ponto focal quando se entra na sala. A mesa de jantar, mesinhas de apoio e cadeiras tinham visto já a sua cara renovada em 2014, no verão depois do meu filho Francisco nascer. Na altura fui registando tudo aqui no blog. Disse que tintas usei, o nome das cores e esse registo agora valeu-me ouro, porque soube exatamente que cor queria dar ao móvel: Azul Fiorde da CIN. A tinta usada é um esmalte acrílico para madeiras (Ac-Thane) e antes disso o poderoso primário acrílico para madeira Polyprep. Não lixei o móvel. É verdade! Não se deve fazer, mas sem uma lixadeira eléctrica cansei-me logo no primeiro nicho e desisti. Agarrei num qualquer produto de limpeza e tirei tudo o que era pó, gordura e sujidade e rezei para que funcionasse. O primário aderiu lindamente e a tinta em cima do primário também. Não sei se resultaria com tintas de outras marcas. Conheço bem estas e sei da boa qualidade que têm. Dei duas demãos do primário, duas demãos da tinta azul e três da tinta branca que usei no interior do móvel. Tirei-lhe as duas portas do meio e uma das prateleiras de vidro. O fundo do móvel é espelhado e assim esse espelho está mais visível, reflete a luz e deu um ar muitíssimo mais leve e veranil a esta sala.
No meu instagram @dealmaedecoracao encontram um vídeo rápido com a evolução das pinturas. Aqui deixo-vos algumas fotos do antes e depois.
Em Maio de 2020
Em Julho de 2014
Se quiserem ver mais fotos desta altura é só irem aqui.