Em junho do ano passado armei-me em estofadora ao forrar sozinha este sofá. Posso dizer que não houve uma única vez que me tenha arrependido. Este verão forrei seis cadeiras. São muito mais pequenas do que o sofá, mas acho que me deram mais trabalho.
Gostava de ter uma boa foto das cadeiras na sua versão original, mas o melhor que consegui foi isto:
Não dá para perceber muito com as cadeiras cheias de casacos 🙂
No ano passados pintámos as cadeiras de branco e ficaram melhores, mas eu continuava a não gostar muito delas.
Este ano levei o tecido Blavinge do Ikea, o meu agrafador e uma pistola de cola quente para o Algarve e pus mãos à obra. A pistola comprei (para variar) na China Megastore de Alfragide. Não trouxe nem a mais cara, nem a mais barata, foi uns 3€ e tal. É uma porcaria!!! A cola começava a sair pelos lados, em vez de sair pelo bico à frente. Lá consegui dar a volta à situação, mas teria sido mais simples se funcionasse bem.
Estas cadeiras tinham um fio de tachas como o que usei na minha cama. Deu-me algum trabalho tirá-lo.
A primeira cadeira depois de forrada ficou péssima. Eu cortei um quadrado e sobrou-me tecido, por isso a cadeira ficou cheia de dobras em vez de ficar esticadinha.
Decidi que teria de tirar o forro existente de uma das cadeiras para servir de molde. Não o queria fazer porque caso o tecido se estrague ou suje, as cadeiras não estão arruinadas e continuam a ter a pele original por baixo.
Depois de usar o molde, a tarefa ficou mais fácil. Eu começava sempre por agrafar à frente no centro e daí ia para os lados. O mais importante é mesmo esticar sempre muito bem o tecido.
A parte de trás não era nada fácil. Entre manter o tecido esticado e ajustá-lo às traves da cadeira parecia-me que não tinha mãos para tudo. É obvio que quanto mais se faz melhor fica e, por isso, a última cadeira a ser forrada está melhor que a primeira.
Depois de agrafar corte o tecido em excesso e para tapar os agrafos usei uma fita de renda que colei com a tal pistola (queimei-me imensas vezes!).
O que é que acham do resultado final?
Como tudo o que faço até pode não estar 100% perfeito, mas a mim parece-me óptimo e saiu sem dúvida mais barato do que se tivesse mandado fazer.