Ainda antes de começar a mudança de visual ao meu quarto, comecei outra a uma estante que tenho na sala. É uma estante do Ikea da gama Besta. Na altura comprámo-la para o escritório na cor “efeito
bétula”. Quando a baby MC nasceu, o escritório viu-se transformado num quarto de bebé e a estante veio morar para a sala.
Enervava-me ter aquele monstro aqui, cuja cor não tinha nada a ver com o outros móveis que são brancos ou castanhos muito escuro.
Por ser um móvel do Ikea sempre pensei que não iria dar para o alterar fosse de que forma fosse, mas agora que tive uns dias com bastante tempo para fazer o que me apetecesse, inspirei-me nas imagens lindíssimas que vejo no Pinterest e decidi transformar o móvel.
Comecei por lixar o móvel todo. Ainda pedi ao meu pai uma máquina das que lixa, mas achei-a demasiado pesada, por isso lixei tudo à mão. O segundo passo foi pintar o móvel todo com um primário (de que tanto ouvimos falar no Querido Mudei a Casa).
A fase seguinte é dar a primeira e depois a segunda de mão com a tinta (depois mostro quais foram o primário e a tinta que usei). Bom isto assim parece tudo muito rápido, mas como tenho uma filha pequena e não queria correr o risco de ficar com dedadas no móvel, só podia fazer isto à noite. Numa noite lixei, noutra dei o primário, noutra a primeira de mão e assim por diante. Não foi rápido!
Depois de todo pintado de branco achei que o móvel precisava de algo mais.
Quis criar um padrão no fundo da estante. Decidi fazer um stencil. Comprei uma plaquinha no Leroy Merlin (não sei dizer de quê) e desenhei e cortei uma figura que depois iria repetir para criar o padrão pretendido. Esta parte não correu muito bem.
Ao longe ainda disfarçava, mas de perto via-se que estava uma grande borrada. Depressa desisti desta ideia e passei para uma nova: forrar o fundo com papel de parede.
Uma vez mais recorri à Metamorphoses home design onde comprei um papel da BN Wallcoverings (Gama Impulse 2013, papel nº 48280). Não foi barato, mas como só comprei um rolo foi suportável. Coloquei o papel normalmente como se o estivesse a pôr numa parede.
Aqui a estante está com livros porque entretanto foi a minha festa de aniversário e eu tive de a arrumar mesmo sem estar terminada.
Só no final pintei e coloquei as prateleiras.
E o resultado final é este:
Deu bastante algum trabalho, mas adorei o resultado final. Passou a ser um móvel único e não mais uma peça do Ikea e além disso, integra-se muito mais na decoração da sala.
Espero que gostem e se tiverem alguma questão perguntem que eu respondo 🙂
Ficou o máximo!!! Tiveste imenso trabalho, mas valeu a pena 🙂
Ficou tão giro!!!! Uma grande trabalheira, mas valeu mesmo a pena…
Uau!!! Trabalho de profissional! Gostei imenso! Valeu a pena.:) Quem me dera a mim ter jeito para estas coisas. Bjinhos :)Raquel